Flores para Velório Clarinha
Fotos de Coroas de Flores para Velório
1 de Maio de 2018

Como lidar com o Luto

Como lidar com o Luto
Sabemos da importância do seu carinho e homenagem. Devido às restrições de acesso e permanência nos cemitérios causadas pelo COVID-19, estamos intensificando nossa velocidade de entrega. Para agilizar ainda mais seu pedido, prefira fazê-lo pelo chat ou whatsapp.

Como lidar com o luto

Primeiramente devemos saber que o luto não é um transtorno ou uma doença.

O luto é um período em que sentimos as mais diversas emoções e não devemos por nenhuma delas. É comum que as pessoas se cobrem por estarem tão tristes, mesmo após o tempo ter passado e isso muitas vezes as levam sim a ficar com transtornos e até doentes, mas isso não se deve ao luto e sim a cobrança consigo mesmo.

Com tudo que já li e depois de todos estes anos trabalhando com coroa de flores e ouvindo no momento do atendimento as histórias de cada um que perdeu um ente querido por conta da morte, percebi que muita gente se vê na obrigação de ser forte e de não sair chorando o tempo todo.

Por experiência própria, pois já passei pelo luto da morte de minha mãe recentemente e percebi que sim, devemos chorar nosso luto, enquanto sentirmos vontade de chorar e mais que isso, não devemos nos fazer de forte, nem eu e nem você fomos educados para lidar com a morte.

  • Nunca se cobre de nada.
  • Faça tudo a seu tempo.
  • Não tenha medo e muito menos vergonha de chorar
  • Não ceda a pressão da sociedade.
  • Não se entregue a tristeza.

Não se cobre por estar triste com a morte

Você tem direito de estar triste e isso é muito comum, por isso não se cobre, ninguém sabe de seus reais sentimentos nesse momento.
Curta sua tristeza da forma que mais lhe seja adequada, seja chorando, seja se afastando ou procurando outras pessoas.
Minha experiência pessoal me diz que me cobrar só me faz ficar devendo e quando simplesmente me deixo ficar triste sem cobrança, esse sentimento tende a passar mais rápido.

Faça tudo a seu tempo

É comum que as pessoas nos cobrem para:

  • Desfazer o quarto da pessoa falecida
  • Se desfazer dos objetos pessoais
  • Tirar as fotos da pessoa de nossas redes sociais e de nossa casa.

Digo porém que tudo deve ser feito a seu tempo, faça o que tiver vontade e no tempo em que se sentir confortável para aquilo.

Desfaça o quarto se isso for o seu desejo e não porque, os outros dizem que tem que ser assim. E se por fim chegar a conclusão de que não quer fazer isso, tudo bem.

Lembre-se, esse é um sentimento seu, muito íntimo e ninguém saberá a melhor maneira de atravessá-lo, se não você.

Quanto ao se desfazer de objetos pessoais e fotos, isso é mais uma atitude que deve ser definida por você se quer ou não fazer isso e principalmente quando o quer fazer.

Não tenha medo e muito menos vergonha de chorar seu luto

Chore seu luto

Imagem de homem chorando seu luto

Não se isole, mas sim procure e aceite o contato de pessoas que estão dispostas a escutá-lo chorar. Isso é muito importante para que descarregue suas emoções e assim dê espaço a novos sentimentos.

Não estou falando para você procurar pessoas que vão lhe julgar por essa tristeza, mas sim àquelas que lhe darão um simples abraço e lhe deixarão chorar.

Por incrível que pareça, ou pelo menos para mim foi assim, quando choramos intensamente o luto, nos sentimos aliviados. Junto com as lágrimas, descarregamos o pior sentimento que temos nesse momento que é o sentimento de culpa.

Lembre-se, nascer e morrer, salvo casos extremos, são eventos que não dependem de nossa vontade e sim são um processo natural da existência.

Não ceda a pressão da sociedade para que você saia do Luto

Lembre-se que ceder a pressão de outros para que supere sua tristeza por conta dessa morte, não vai mudar suas emoções individuais.

Você não tem obrigação de sair dessa tristeza, você sairá dela, tão logo ela se esgote dentro de você. Sim, quando deixo a tristeza seguir seu rumo, ela naturalmente se esgotará, porém se eu lutar contra ela, ela terá cada vez mais força.

Não se entregue a tristeza da morte

Assim como não temos a obrigação de sair da tristeza, mas também não podemos nos entregar à ela, o que não significa lutar contra e sim superá-la através de colocar no lugar dela outros sentimentos.

Procure voltar aos poucos aos eventos sociais, principalmente com familiares e amigos.

Você não precisa se colocar como a pessoa mais feliz e divertida do evento, mas é importante que se deixe levar por situações alegres que ali são instauradas.

Não negue sua tristeza e nem seu luto, pois a negação é um caminho em que você vai interiorizar esse sentimento eternamente, aja de forma natural e tudo se acomodara. Veja que aqui usei o termo acomodar e não voltar ao mesmo lugar.

Nada voltará ao mesmo lugar e sim se acomodará, preenchendo o espaço deixado por quem morreu.

Procure Ajuda com seu Luto

 

Procure ajuda em seu luto

Por fim, se realmente esse sentimento estiver te levando a eventos e sentimentos doentios e que podem lhe levar a doenças ou abandono de sua vida, procure ajuda de um profissional ou até mesmo de um líder religioso, tudo dependendo de sua crença.

Um profissional pode lhe auxiliar, pois ele estudou inúmeras situações e a sua pode ser uma dessas em que ele já participou do tratamento de alguém.

Não se deixe levar por promessas extraordinárias de falsos profissionais e até falsos religiosos que prometem lhe ajudar muito rápido ou com eventos muito excêntricos.

Existem muitos profissionais sérios e que tem muita experiência na área do luto e em sua grande maioria são psicoterapeutas.

Quando for procurar um, lembre-se de pegar referências  antes.

Se optar por religiosos, sugiro que se possível procure aquele que já faz parte de sua história religiosa ou de sua família. Não tente fazer barganhas, isso não vai ajudar e sim atrapalhar.

Você não quer trocar a tristeza por outra coisa, mas sim quer que ela tome a sua devida proporção e deixe espaço para outros sentimentos que são necessários para que você continue sua vida.

O luto é inerente ao pós morte e é totalmente necessário senti-lo e vivê-lo e não há nada de errado com isso.

Curta seu luto, sem tempo de início ou fim, mas consulte seu interior para saber se é necessário pedir ajuda.

“Não tenha medo do luto. Ele é apenas uma expressão genuína da nossa alma dizendo que, quem parte, jamais deixará os nossos corações.”

Veja algumas referências de especialistas cuidando desse assunto tão delicado:

Vídeo com a opinião de especialística, principalmente para lutos de mortes trágicas

 

Como enviar Coroa de Flores para Velório

A forma mais lógica de enviar seus sentimentos à uma pessoa que está realizando o funeral de um de seus entes queridos é através de Coroa de Flores e como esse momento é inesperado e pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar, nossa floricultura faz entrega de flores para velório em todo Brasil 24 horas.

Para tanto, temos floriculturas próximo aos principais cemitérios e velórios, sempre com um estoque de flores naturais e frescas, além de equipe disponível 24 horas.

Em todas as coroas fúnebres são colocadas uma faixa onde se escreve uma frase para coroa de flores e essa faixa é gratuita.

 

Veja abaixo todos os estados em que entregamos coroas para velório:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *